A vasectomia em geral é também chamada de ligadura dos dutos deferentes ou laqueadura masculina. Trata-se de um método de contracepção considerado por muitos homens e mulheres como o mais simples e eficiente. Apesar disso, o procedimento ainda causa preocupação, dúvidas e até apreensão devido à natural sensibilidade física da região operada e aos receios psicológicos referentes à masculinidade e virilidade. A vasectomia, porém, é simples e segura, de rápida recuperação e pouco incômodo. Vamos explicar de forma clara como é realizado o procedimento.
Como é realizada?
A vasectomia é realizada pelo urologista. É um procedimento com duração média de vinte a trinta minutos que consiste em fazer uma pequena infiltração local com anestesia e duas incisões – uma em cada lado da bolsa escrotal. Em seguida o médico anestesia e corta os dutos deferentes, interrompendo assim o fluxo de espermatozoides produzidos pelos testículos. Logo após o procedimento o médico Urologista avalia a situação de cada paciente para voltar para casa e seguir suas atividades normais.
Sobre a recuperação
Alguns pacientes sentem desconforto e excesso de sensibilidade nos primeiros dias após a vasectomia, devido à cicatrização, principalmente ao sentar-se ou ao caminhar. A sensação geralmente é aliviada após em média três dias. Já as relações sexuais podem ser retomadas em uma semana após o procedimento cirúrgico.
Está interessado ou ficou com dúvidas sobre como a vasectomia é feita?
Entre em contato para uma avaliação através das nossas linhas de contato.
Nossa clínica conta com Urologistas especializados!
Dr. Victor Miyakuchi
CRM 135.681
Comentários