(11) 4121-7372
Escolha uma Página

A vasectomia é um método contraceptivo que consiste em fazer uma ligadura nos canais responsáveis por conduzir os espermatozoides, impedindo, assim, que cheguem até a uretra, evitando uma gravidez indesejada.

Este procedimento de esterilização masculina pode ser realizado apenas em homens acima de 25 anos ou que tenham, pelo menos, dois filhos vivos. Os pacientes têm que ter capacidade civil plena, de acordo com o previsto na Lei nº 9.263/96 de 12 de Janeiro de 1996 e se submeter à cirurgia somente 60 dias depois da manifestação de vontade.

No entanto, é importante ter claro que mesmo os pacientes aptos precisam passar antes por uma espécie de triagem: “O paciente que deseja realizar a vasectomia passa por uma etapa de conscientização e consentimento que consiste em um processo de entrevistas com profissionais de saúde, como enfermeiro, psicólogo, assistente social e o médico responsável”.

A taxa de segurança da vasectomia é de 98%, mas recomenda-se o uso de outros métodos contraceptivos, como a camisinha, durante as primeiras relações sexuais após a intervenção. Isso porque nas primeiras ejaculações depois do procedimento ainda pode haver espermatozoides armazenados na parte superior do canal.

É importante destacar que a cirurgia não interfere na atividade sexual. “Ao contrário, me deu mais tranquilidade e liberdade durante a relação, porque não tenho mais preocupação quanto à vinda de um bebê não planejado”
Para maiores informações e informações agende uma consulta!


Dr. Victor Miyakuchi
CRM 135.681
RQE 73356