(11) 4121-7372

O aumento prostático benigno, também conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB), é um problema comum que afeta homens, em especial os com mais de 50 anos. Essa condição dificulta o ato de urinar e acaba por piorar a qualidade de vida dos afetados.

Essa doença acarreta um tumor benigno (não-canceroso). Mesmo assim, é importante destacar que o homem que tem HPB, não tem predisposição a desenvolver câncer de próstata. Porém, o contrário é possível, o homem com câncer de próstata pode ter HPB.

Não existe uma causa exata para o desenvolvimento da doença, porém pode ter relação com as mudanças hormonais desenvolvidas com o decorrer do tempo. Por isso, aparece com mais frequência em homens acima dos 70 anos.

Sintomas

A HBP se desenvolve quando as células da próstata crescem e assim acabam por aumentar o tamanho dessa glândula. A maioria dos homens não sabe que tem o problema até que a glândula tenha crescido o suficiente para causar os sintomas.

Por causa desse aumento, acaba acontecendo um bloqueio na passagem da urina pela uretra e ao mesmo tempo a bexiga é pressionada, aumentando então a vontade de urinar.

O primeiro sintoma que a maioria das pessoas desenvolvem é a alteração do fluxo urinário. Com a próstata aumentada, a uretra é comprimida, reduzindo o jato urinário. Também pode haver alterações na parede muscular da bexiga.

Se não tratada, a HPB pode causar um dano sério ao sistema urinário do homem. A bexiga pode acabar perdendo a capacidade de contrair, causando incontinência urinaria. Nos casos mais graves, os rins podem ser afetados.

A maioria destas complicações pode ser evitada com o diagnóstico precoce e com o tratamento adequado. Por isso, o melhor a fazer é consultar o urologista com regularidade.

Agende a sua consulta com seu Urologista em São Bernardo do Campo.

Home