A pandemia do coronavírus desde o início chama a atenção dos especialistas uma vez que sua proliferação é rápida e ela pode causar graves complicações a saúde dos pacientes.
Os riscos do vírus para os pacientes com câncer, assim como para os demais do grupo de risco é ainda maior e exige cuidado redobrado. Por isso é comum que os pacientes oncológicos tenham uma preocupação maior em relação aos potenciais riscos para a saúde.
Todos os pacientes oncológicos estão no grupo de risco?
Nem todos. Na verdade, aqueles que estão com um câncer mais avançado ou fazendo tratamentos como: quimioterapia, imunoterapia e radioterapia, tem maiores chances de contrair algum tipo de infecção por vírus.
Além disso, pacientes de câncer hematológicos (aqueles por via sanguínea) tem risco de infecção 5x maior do que a população geral. Isso porque há um enfraquecimento em seus sistemas imunológicos provocados pelo câncer. Também vale lembrar que os medicamentos usados para combater o câncer podem causar fragilizar o sistema respiratório e enfraquecer a imunidade.
No caso de pacientes com câncer urológico o mesmo se aplica. Ele é um fator de risco para pacientes em estágio avançado ou se o paciente está em tratamento.
Recomendações para pacientes Oncológicos
As recomendações podem variar de acordo com o quadro do paciente. Para os casos de câncer em estágio inicial que aguardam cirurgia é recomendado esperar o fim da pandemia. Mas isso não é uma regra.
Os que fazem tratamento oncológico devem continuar com os cuidados redobrados. Ficar em quarentena se possível, aplicar o distanciamento social, evitar superfícies contaminadas e limitar acompanhantes nos tratamentos.
Previna-se!
A prevenção é o melhor cuidado, mesmo que as vacinas estejam avançando. Para isso é importante:
- Manter uma boa alimentação;
- Beba bastante água;
- Lave as mãos com frequência e use álcool em gel.
Além disso é bom sempre consultar seu urologista para saber qual o melhor tratamento para seu caso.
Comentários