(11) 4121-7372

Tratar os cálculos renais?
Hoje falaremos dum assunto que preocupa a muitas pessoas sejam homens e mulheres, O Cálculo renal é O que é Cálculo renal?
O Cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário. O cálculo renal é conhecido popularmente como pedras nos rins. Esta anomalia traz muita dor e desconforto afetando as atividades físicas e de rotina diária.
Existem quatro tipos de cálculos renais, sendo que um se diferencia do outro no que diz respeito à sua formação e principais características. Os tipos de pedras no rim existentes são:
• Cálculos de cálcio
• Cálculos de cistina
• Cálculos de estruvita
• Cálculos de ácido úrico

Tratamento de Cálculo renal
O tipo de tratamento a ser aplicado ao paciente vai depender do tamanho e localização da pedra e dos sintomas apresentados.
Quando as pedras são pequenas e não manifestam muitos sintomas, o paciente não precisará passar por procedimentos muito invasivos. Para essa situação, o médico poderá indicar algumas medidas que ajudam na recuperação:
Beber muita água (de dois a três litros por dia) ajuda a eliminar as pedras por meio da urina
Analgésicos para a dor provocada pelo cálculo renal também são uma opção
Porém, no caso em que as pedras são grandes e causam sintomas mais fortes ao paciente, o tratamento deve ser realizado duma forma diferente. Quando as Pedras são maiores não podem ser expelidas sozinhas, podem causar sangramentos, danos mais graves aos rins e infecções no trato urinário. Para esses casos, procedimentos mais invasivos devem ser utilizados, a exemplo de:
Litotripsia extracorpórea por ondas de choque eletro-hidráulicas. Esse tipo de tratamento consiste na criação de fortes vibrações para quebrar as pedras e facilitar a excreção
Nefrolitotomia percutânea: Consiste na retirada cirúrgica de pedras maiores por meio de um pequeno corte feito nas costas do paciente
Ureteroscopia. O médico inserirá um tubo muito fino por meio da uretra do paciente para retirar as pedras presentes no trato urinário
Cirurgia de glândulas paratireoides. Uma alteração nas glândulas paratireoides, localizada próxima à tireoide, faz com que ela aumente os níveis de cálcio no corpo, podendo causar pedras no rim. Caso haja alguma alteração nas glândulas o urologista tem que encaminhar o paciente para uma avaliação a ser realizada por um especialista em glândulas paratireoides.
Para maiores informações entre em contato conosco.

Dr. Victor Miyakuchi
CRM 135.681
RQE 73356