(11) 4121-7372
A vida sexual após o câncer de próstata

A vida sexual após o câncer de próstata

Não dá para negar que o tratamento para o câncer de próstata, assim como para qualquer outro tipo de câncer, pode ser um tanto quanto agressivo, o que pode acabar causando inúmeras dúvidas em pacientes a respeito da vida sexual após vencer esse câncer.

Muitos homens não sentem disposição para manter uma vida sexual ativa ao passar por um câncer como esse, isso acontece por fatores como a localização do tumor na região pélvica, mas também devido à preocupação, cansaço e intensidade do tratamento.

Vencer o câncer é uma grande conquista e após tanto tempo de tratamento, a vida do paciente, finalmente, começa a voltar à normalidade. Sendo assim, é natural voltar a sentir suas necessidades sexuais, mas será que é possível manter tudo como era antes do câncer?

Neste artigo, a Clínica Urodinâmica esclarecerá essa dúvida. Acompanhe a leitura!

Os riscos pós-tratamento

Em geral, o câncer de próstata pode ser tratado por meio de duas técnicas, sendo elas, a radioterapia e a prostatectomia – cirurgia que remove toda a próstata.

A disfunção erétil pode ser um efeito colateral dos dois tipos de tratamento. Sendo que, a intensidade do problema varia para cada um e também pode estar relacionado com outros fatores como diabetes, colesterol alto e tabagismo, que funcionam como um agravante para essa situação.

De volta à vida sexual

Se não houver nenhum tipo de complicação durante o período de recuperação, o paciente deverá questionar seu médico quando poderá voltar a ter suas relações. Em homens que não conseguem ter ereções após a cirurgia ou em casos de ereções parciais, há a possibilidade do uso de medicações estimulantes de ereção.

Cabe ressaltar que nem todos os pacientes precisam dessa medicação. Muitos, de forma natural, podem se sentir aptos e dispostos a dar continuidade a sua vida sexual.

O desempenho sexual do homem operado também não é afetado, porém perde-se a capacidade do corpo do homem produzir o sêmen em casos do tratamento cirúrgico do câncer, pois o procedimento remove próstata e vesículas seminais, órgãos produtores do líquido seminal.

A falta de ejaculação não significa que o paciente não sentirá mais prazer. A ejaculação tem uma finalidade apenas reprodutiva.

Ainda ficou com alguma dúvida? Procure um urologista em nossa clínica, entre em contato!