Serviços - Vasectomia
Principais Serviços
     
 
     
 
     
     
Áreas de Atuação
     
 
     
 
 

VASECTOMIA E PLANEJAMENTO FAMILIAR

Agora a lei determina que os planos de saúde devem incluir a cirurgia de esterilização definitiva masculina e feminina no rol de procedimentos médicos cobertos. Essa é uma boa hora para falar em planejamento familiar.
A vasectomia é a cirurgia de esterilização definitiva masculina. É uma cirurgia simples, realizada em regime ambulatorial (sem necessidade de internação) e permite rápida recuperação para suas atividades habituais.


Como decidir se devo ou não fazer uma vasectomia?

A decisão de realizar a vasectomia para planejamento familiar deve ser uma decisão do casal. Normalmente ela é recomendada para casais que não estão mais interessados em utilizar outros métodos de contracepção, tais como preservativos, anticoncepcionais, dispositivos intra uterinos (DIU), etc. É difícil dizer a partir de que momento é mais seguro realizar um procedimento definitivo como é a vasectomia. Sabemos que mesmo quando a decisão é bem analisada, existem pessoas que se arrependem no futuro. O perfil de pessoas que tem maior tendência de arrependimento é: casados há menos de 5 anos; idade menor que 30 anos; ter apenas um filho ou filhos ou filhas de mesmo sexo.  Isso não significa que pessoas que não tenham esse perfil não possam se arrepender e desejar reverter a cirurgia, apenas a freqüência com que isso ocorre é maior nos casais com o perfil descrito. Isso é importante porque a cirurgia de reversão é mais difícil e muitos dos que tentam não têm sucesso ou necessitam de métodos de reprodução assistida para conseguir ter um filho (a). Assim, a decisão em fazer uma vasectomia deve levar em consideração a opinião da parceira, a idade do paciente, o tempo de casamento, o número de filhos e o desejo em deixar de utilizar outros métodos de contracepção.  Há necessidade de documentar o desejo de realizar esse procedimento através de um termo de consentimento onde o casal declara estar informado, ter tido pelo menos 60 dias para analisar o assunto e autoriza o médico a realizar a cirurgia. Os três devem assinar o termo em conjunto (médico, paciente e esposa).


A cirurgia é dolorida ou complicada?

A cirurgia consiste em interromper o ducto deferente. Trata-se de um tubo com cerca de 3 a 4 mm de espessura e que pode ser palpado através da bolsa testicular ou escroto.  Como esse pequeno tubo encontra-se muito próximo da pele a incisão (corte) é pequena, a dose de anestesia é mínima e a dor subseqüente é bastante leve. A maioria dos pacientes se surpreende com a intensidade leve de dor. Após o procedimento o paciente pode ir andando para casa e deve repousar por dois dias. A partir do terceiro dia já é possível reassumir a maioria das atividades habituais como caminhar, dirigir, trabalhar sem esforço físico e carregar objetos de peso leve (até 10 kilos). Atividades físicas de impacto devem ser evitadas por 20 a 30 dias dependendo do caso.  Há risco de gravidez por algum tempo após a cirurgia. Portanto o paciente deve continuar evitando filhos no início. Normalmente o médico recomenda a realização de um exame do esperma após 60 a 90 dias, que comprova que o paciente já ficou estéril.


Existem riscos ou complicações?

A cirurgia tem baixo risco. Menos de 5% dos pacientes tem problemas como infecções ou aparecimento de hematomas. Quando isso ocorre é necessário um período maior de recuperação. A cirurgia não produz qualquer impacto na sexualidade ou no desejo sexual. A recanalização natural pode ocorrer mas é muito rara. Após 3 meses, o risco de haver recanalização espontânea do ducto deferente é menor que 0,01%.


Como é a vasectomia na clínica URODINAMICA?

A clínica realiza regularmente e com segurança o procedimento. Alguns planos de saúde já fizeram o contrato direto com o médico. Para os planos que não tem contrato existe a possibilidade de reembolso, sendo possível aguardar esse processo se o paciente desejar. Após o procedimento o paciente poderá falar com o médico através do telefone celular se precisar a qualquer momento.  Aproveite o próximo feriado ou as suas férias para agendar a cirurgia. É necessário conversar com o médico antes de agendar e normalmente são solicitados alguns exames pré-operatórios simples de rotina.




(11) 4121-7372 - Rua Mediterrâneo, 290 – sala 41 e 42
São Bernardo do Campo - SP