Serviços - Coaching em Saúde
Principais Serviços
     
 
     
 
     
     
Áreas de Atuação
     
 
     
 
 

COACHING EM SAÚDE

O que é Coaching?

Coaching é um método de desenvolvimento de habilidades, em geral na área de comportamento, para atingir uma determinada meta profissional, de relacionamento interpessoal ou de desenvolvimento pessoal.
O coaching envolve duas pessoas: O “coach” e o cliente. A palavra “coach”, traduzida ao pé da letra, significa treinador. Mas nesse processo não é utilizada com o esse sentido. Seria mais a função de um facilitador que vai ajudar o cliente a desenvolver o poder ou habilidade que já existe dentro dele e fazer com que ele consiga utilizar essa característica para atingir a sua meta.

O coaching já é utilizado rotineiramente no mundo executivo, nas grandes corporações, para desenvolvimento de habilidades como liderança, negociação, relacionamento com clientes, etc. Nos  Estados Unidos está ganhando notoriedade o Coaching de vida, para o desenvolvimento de habilidades como capacidade de administrar o dinheiro, planejar a aposentadoria, relacionamento com os filhos, etc. Recentemente, algumas universidades americanas e australianas passaram a desenvolver o Coaching para a área de saúde, voltado para o desenvolvimento de habilidades para lidar com problemas crônicos como Obesidade, Diabetes, Câncer, Doenças Cardíacas, etc.

Em urologia, o coaching pode ser utilizado para ajudar os clientes a desenvolver habilidades para melhorar o relacionamento sexual, controlar a ejaculação precoce, controlar doenças crônicas como incontinência urinária, lidar com situações que envolvem mudança do estilo de vida para lidar com doenças tais como obesidade, lesão medular e câncer de bexiga ou de próstata.


Qual é a Diferença entre Coaching e Terapia?

A Terapia é um processo que ajuda o Cliente a lidar com os problemas do passado que têm repercussão e levam a problemas no presente.  O Coaching é um processo que ajuda o Cliente a lidar com os problemas do presente, para desenvolver uma habilidade no futuro.  Embora ambos envolvam uma melhor compreensão do comportamento e o aumento do auto conhecimento, as finalidades são diferentes e os objetivos não são os mesmos.


Como se faz um processo de Coaching em Saúde?

O processo começa com a identificação de uma habilidade que o cliente deseja desenvolver. A seguir o Coach identifica os indicadores dessa habilidade assim como os fatores que estão dificultando o desenvolvimento da mesma. Feito isso, através de um método de controle dos obstáculos, plano de metas e repetição de comportamentos positivos o cliente vai sendo progressivamente preparado para desenvolver a habilidade. A maioria dos casos pode ter a meta atingida em cerca de 12 semanas. Assim, se o objetivo do cliente é controlar a ejaculação precoce, após a identificação dos indicadores e estabelecimento do plano de metas, em 12 semanas (desde que o cliente tenha oportunidade de testar e desenvolver a habilidade semanalmente) o cliente terá a capacidade de ter relações sexuais com controle da ejaculação na maioria das vezes. O mesmo processo pode ser utilizado para melhorar o desempenho sexual ou melhorar o relacionamento com a sua parceira; para melhorar a capacidade de escolher melhor os alimentos e controlar a obesidade, a diabetes, a incontinência urinária a bexiga hiperativa e outras condições de saúde comuns no consultório do urologista.


Como é realizado o Coaching?

O processo é realizado em encontros semanais com cerca de uma hora de duração. A cada semana é verificado se a habilidade foi praticada e quais foram os obstáculos e os fatores positivos. Dessa forma, em cerca de 12 sessões, o cliente terá desenvolvido competência suficiente para desempenhar a habilidade desejada sem precisar mais da ajuda do Coach. O processo poderá ser reavaliado futuramente, a critério de ambos, para verificação e manutenção do progresso.




(11) 4121-7372 - Rua Mediterrâneo, 290 – sala 41 e 42
São Bernardo do Campo - SP