(11) 4121-7372
Escolha uma Página

 O que é incontinência urinária?

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina que afeta homens e mulheres, adultos e crianças. Não é uma doença única, mas um sintoma causado por diferentes problemas. Embora as mulheres em todas as idades e os homens com mais de 60 anos, estejam mais sujeitos à perda de urina, este sintoma pode aparecer em qualquer fase da vida do ser humano,  em qualquer classe sócio-econômica ou padrão cultural. Pode ocorrer a perda de algumas gotas ao tossir, espirrar e aos pequenos esforços ou então o esvaziamento completo da bexiga no momento da incontinência. Às vezes a perda de urina ocorre sem uma causa óbvia. Essa condição de saúde pode ser tão desagradável que interfere com os aspectos mais simples do dia a dia de um indivíduo e pode causar sérios distúrbios emocionais. Felizmente, hoje em dia muito pode ser feito para resolver este problema.

 Muita gente tem incontinência urinária?

De acordo com estimativas atuais, cerca de cinco por cento da população brasileira sofre de perda de urina. No entanto, acredita-se que o total de pessoas afetadas seja ainda maior do que o mostrado pelas pesquisas, pois muitos portadores deste problema acabam não informando os profissionais de saúde que o (a) atendem. São milhões de pessoas, no Brasil e no mundo, atingidas por um problema que, em geral, interfere significativamente na qualidade de vida.

É verdade que a incontinência urinária só ocorre em idosos?

Isto não é verdade! Ocorre em todas as idades. Todavia, muitos pensam que a incontinência urinária é uma conseqüência natural do envelhecimento. Por esta razão, tendem a não procurar ajuda. Por outro lado muitas pessoas mais jovens, que também pensam que isto é um problema de gente idosa, sentem-se envergonhadas e deixam de procurar ajuda, sem saber que a maioria dos casos tem tratamento.

 Como saber se a perda de urina é de fato um problema?

 Pessoas com perda de urina podem ter incontinência urinária de esforço, incontinência por urgência miccional e incontinência paradoxal. Embora qualquer tipo de incontinência represente a perda do controle urinário, suas causas são diferentes e o tratamento pode diferir.